04/06/2009

Algumas Excentricidades de Newton

Estava folheando alguns livros e encontrei um texto relatando alguns comportamentos excêntricos de Newton. Resolvi, então, compartilhá-los com todos.

Há relatos segundo os quais Newton passava dezoito ou dezenove horas por dia escrevendo e que dão conta sua notável capacidade de concentração. Contam-se, ainda, histórias pitorescas, talvez apócrifas, para ilustrar sua distração quando mergulhado em elocubrações.

Narra uma dessas histórias que, certa vez, quando oferecia um jantar a seus amigos, Newton saiu da mesa para buscar uma garrafa de vinho, engolfou-se em cogitações, esqueceu-se de que ia fazer, foi para o quarto, vestiu sua sobrepeliz e acabou na capela.

Noutra ocasião, Newton foi convidado por seu amigo, Dr. Stukeley, para um jantar. O prato era frango e, como o convidado demorasse, foi servido em sau ausência, numa travessa coberta por uma tampa. Achando talvez que o amigo se tivesse esquecido do convite, o Dr. Stukeley resolveu jantar sozinho: tirou a tampa da travessa, trinchou e comeu o frango, pôs os ossos na mesma travessa e tampou-a. Mas Newton acabou aparecendo, cumprimentou o amigo, sentou-se, levantou a tampa da travessa e, ao ver apenas os restos, disse: "Tinha me esquecido de que já jantamos".

E noutra oportunidade, quando ia a cavalo para casa, Newton desmontou ao pé de uma colina a fim de conduzir o animal pela rédea na subida. Mas o cavalo, que ainda não conhecia bem os hábitos do dono, acabou escapulindo, deixando-o apenas com as rédeas nas mãos. Newton, porém, só foi descobrir isso quando, no topo da subida, procurou saltar de novo para a sela.
 
Referências:
 
[1] Howard Eves - Introdução à História da Matemática - pág. 441
 

Veja mais:

A Pirâmide Humana de Newton
A Mala de Newton

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Algumas Excentricidades de Newton. Publicado por Kleber Kilhian em 04/06/2009. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

  1. Para quem desejar saber mais, em detalhes, sobre tudo na vida deste grande homem, tenho um singelo projeto:

    www.biografiaisaacnewton.com.br

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog