06/05/2017

6 de Maio: Dia Nacional da Matemática

6 de Maio: Dia Nacional da Matemática
 
O Dia Nacional da Matemática é comemorado hoje, dia 6 de maio. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.
 
Autor de mais de uma centena de livros, escreveu sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Seus livros ensinam conceitos de Matemática e mostram que a disciplina pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa. Daí ele ter recorrido a aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Sua obra mais famosa é "O Homem que Calculava", que foi traduzido para doze idiomas.
 
A iniciativa de instituir o Dia da Matemática, partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan em 1995, formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de MT), André Pereira (historiador e neto de MT), Antonio José Lopes Bigode (educador matemático e autor de livros didáticos), Valdemar Vello (editor, educador e artista) e Atílio Bari (teatrólogo), todos especialistas em Malba Tahan, cada um na sua especialidade.
 
A data foi instituída em 2004, pelo projeto de Lei nº 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. Desde 2008 encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final que institui o dia 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática.
 

Links para este artigo:

 

Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: 6 de Maio: Dia Nacional da Matemática. Publicado por Kleber Kilhian em 06/05/2017. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog