Por: Sebastião Vieira do Nascimento (Sebá)
Certo dia um colega do departamento, no qual trabalhamos, apresentou-me um problema que ele havia criado, mas ficou com uma dúvida após resolver alguns exemplos.
O problema
Se n bolas são arrumadas em forma de um quadrado, pergunta-se: quantas bolas devem ser tiradas, do quadrado, de tal modo que arrumando as bolas restantes seja possível formar um novo quadrado?Resolução de alguns exemplos formulados pelo colega
Um quadrado formado com 9 bolas, tirando 5 bolas restam 4 (um quadrado); um quadrado formado com 16 bolas, tirando 12 bolas restam 4 (um quadrado) ou tirando 7 bolas restam 9 (um quadrado); um quadrado formado com 25 bolas, tirando 21 bolas restam 4 bolas (um quadrado) ou tirando 16 bolas restam 9 (um quadrado) ou tirando 9 bolas restam 16 (um quadrado); um quadrado formado com 36 bolas, tirando 32 bolas restam 4 (um quadrado) ou tirando 27 bolas restam 9 (um quadrado) ou tirando 20 bolas restam 16 (um quadrado) ou retirando 21 bolas restam 25 (um quadrado). E assim por diante.A dúvida do colega
Disse o colega: "Eu testei todos os quadrados, de lado maior que 6 e menor que 100, formados com bolas, mas nenhum desses quadrados – tirando 6,10,14,⋯ (ou seja, um número de bolas da forma 4n+6) – com as bolas restantes não foi possível arrumá-las para formar um novo quadrado".Diante do exposto, o colega me perguntou: "professor, por que o número de bolas, da forma 4n+6, tirado de um quadrado formado de bolas, com as bolas restantes não é possível formar um novo quadrado?" Vejamos por quê.
Sejam x2 o quadrado formado de bolas; n o número de bolas tirado do quadrado e y2 o quadrado formado com as bolas restantes.
Tirando n bolas de x2 a diferença x2–n tem de ser um quadrado, ou seja, x2–n=y2.
Se x2–n=y2, então, x2–y2=n. Portanto, a fim de que a diferença x2–n seja um quadrado, n tem de ser escrito como diferença de dois quadrados, ou seja, n=x2–y2.
O teorema abaixo foi extraído de um livro de teoria dos números.
Teorema 1
Um número inteiro n pode ser escrito como a diferença de dois quadrados de inteiros, n=x2–y2, se e somente se n é ímpar ou múltiplo de 4.Demonstração dada no mesmo livro
Uma forma direta de obter a representação de n como diferença de dois quadrados é a seguinte:Se n é múltiplo de 4:
n=4k=(k+1)2−(k−1)2
Se n é ímpar:
n=2k+1=(k+1)2−k2
Teorema de Sebá 1
Todo número ímpar I, maior que a unidade, pode ser escrito como diferença de dois quadrados de inteiros: I=x2–y2, de uma ou mais maneiras diferentes, por meio das duas equações:x=I+k22k
e
y=x−k,(y>1)
onde k são os divisores de I, tal que 1≤k2<I.
Demonstração
Como I=x2−y2, logo:x+y=Ix−y
Como x e y são inteiros, logo, x−y são os divisores de I.
Se x−y=k, então:
x+y=Ik
Temos o seguinte sistema de equações:
{x−y=kx+y=Ik
Resolvendo-o, obtem-se:
x=I+k22key=x−k
Note que, se k2≥I, implica x−k≤0. Logo, 1≤k2<I.
Exemplo 1
De quantas maneiras diferentes pode-se escrever 121=x2−y2?O divisor de 121, tal que 1≤k2<121 é 1. Logo, pode-se escrever 121=x2−y2 de uma única maneira.
Para k=1 e I=121, fazemos:
x=121+122⋅1=61
e
y=61−1=60
Assim:
121=x2−y2=612−602=3721−3600=121
Caso escolhêssemos k=11, teríamos k2=112=121=I e obter-se-ia:
x=121+1122⋅11=11
e
y=11−11=0
Exemplo 2
De quantas maneiras diferentes pode-se escrever o primo 13=x2−y2?O divisor de 13, tal que 1≤k2<13 é 1. Logo, pode-se escrever 13=x2−y2 de uma única maneira como diferença de dois quadrados.
Para k=1 e I=13, fazemos:
x=13+122⋅1=7
e
y=7−1=6
Assim:
13=x2−y2=72−62=49−36=13
Exemplo 3
De quantas maneiras diferentes pode-se escrever 117=x2−y2?Os divisores de 117, tal que 1≤k2<117, são 1, 3 e 9. Logo, temos três maneiras diferentes de escrever 117 como diferenças de dois quadrados.
Modo 1: Para k=1 e I=117
x=117+122⋅1=59ey=59−1=58Assim:
117=592−582=3481−3364
Modo 2: Para k=3 e I=117
x=117+322⋅3=21ey=21−3−18Assim:
117=212−182=441−324
Modo 3: Para k=9 e I=117
x=117+922⋅9=11ey=11−9=2Assim:
117=112−22
Caso escolhêssemos k=13, teríamos k2=132=169>117 e obterse-ia:
x=117+1322⋅13=11ey=11−13=−2 (negativo)
Pelo teorema extraído de um livro de teoria dos números:
Se n é ímpar:
n=2k+1=(k+1)2−k2
Se n=117, k=58, logo:
117=(58+1)2−582=592−582
Conclusão
Pelo teorema extraído de um livro de teoria dos números, 117 só poderia ser escrito de uma única maneira como diferença de dois quadrados; já pelo Teorema de Sebá, o número 117 pode ser escrito de três maneiras diferentes como diferença de dois quadrados:117=112−22=212−182=592−582
Teorema de Sebá 2
Todo número par P>4, múltiplo de 4, pode ser escrito como diferença de dois quadrados de inteiros, P=x2−y2, de uma ou mais maneiras diferentes, por meio das duas equações seguintes:x=P+k22k
e
y=x−k
onde k são os divisores de P, sendo k≠2n+1, 2≤k2<P e 2k tem que dividir P.
Demonstração
Como P=x2−y2, temos que:x+y=Px−y
Como x e y são inteiros, logo x−y são divisores de P.
Se x−y=k, então:
x+y=Pk
Temos o seguinte sistema de equações:
{x−y=kx+y=Pk
Resolvendo-o obtém-se:
x=P+k22key=x−k
Note que se k2≥P, implica x−y≤0, logo, 2≤k2<P.
Se k=2n+1, P+k2 será ímpar, consequentemente 2k (par) não divide P+k2 (ímpar).
Exemplo 4
De quantas maneiras diferentes pode-se escrever 16=x2−y2?O divisor de 16, tal que 2≤k2<16 é 2.
Para k=2 e P=16, temos:
x=16+222⋅2=5ey=5−2=3
Assim:
16=52−32=25−9
Caso escolhêssemos k=4, teríamos k2=42=16=P e obter-se-ia:
x=16+422⋅4=16ey=16−16=0
Exemplo 5
De quantas maneiras diferentes pode-se escrever 32=x2−y2?Os divisores de 32, tal que 2≤k2<32, são: 2 e 4. Logo, 32 pode ser escrito como diferença de dois quadrados de duas maneiras diferentes.
Para k=2 e P=32, tem-se:
x=32+222⋅2=9ey=9−2=7
Assim:
32=92−72=81−49
Para k=4 e P=32, tem-se:
x=32+422⋅4=6ey=6−4=2
Assim:
32=62−22=36−4
Caso escolhêssemos k=8 (um dos divisores de 32, teríamos k2=82=64>P e obter-se-ia:
x=32+822⋅8=6ey=6−8=−2 (negativo)
E pelo teorema extraído de um livro de teoria dos números:
Se n é par:
n=4k=(k+1)2−(k−1)2
Para n=32, k=8, logo:
32=(8+1)2−(8−1)2=92−72
Conclusão
Pelo teorema extraído de um livro de teoria dos números, 32 só pode ser escrito de uma única maneira como diferença de dois quadrados; já pelo teorema de Sebá, 32 pode ser escrito de duas maneiras diferentes como uma diferença de dois quadrados:32=62−22=92−72
Agora, voltando à pergunta inicial do colega: "professor, por que o número de bolas, da forma 4n+6, tirado de um quadrado formado de bolas, com as bolas restantes nõa é possível formar um novo quadrado?"
A resposta é: Porque o número de bolas da forma 4n+6 não é múltiplo de 4 e, consequentemente, nenhum número da forma 4n+6 pode ser escrito como diferença de dois quadrados de inteiros.
Exemplo 6
Quantas bolas deve ter um quadrado, a fim de que sejam tiradas 5 bolas e com o restantes seja possível fazer um novo quadrado?Resolução: Devemos encontrar x e y tais que: 5=x2−y2.
O divisor de 5, tal que 1≤k2<5 é 1. Como k=1, logo:
x=5+122⋅1=3ey=3−1=2
Assim:
5=32−22$ou9−5=4
Resposta: Um quadrado com 9 bolas, tirando 5 bolas, restam 4.
Exemplo 7
Quantas bolas deve ter um quadrado, a fim de que sejam tiradas 15 bolas e com as restantes seja possível fazer um novo quadrado?Resolução: Devemos encontrar x e y tais que: 15=x2−y2.
Os divisores de 15, tais que 1≤k2<15 são 1 e 3. Logo, k=1 e 3.
Para k=1:
x=15+122⋅1=8ey=8−1=7
Assim:
15=82−72ou64−15=49
Para k=3:
x=15+322⋅3=4ey=4−3=1
Assim:
15=42−12ou4−3−1
O número 1 é um quadrado, mas não é possível formar um quadrado com apenas uma bola.
Resposta: Um quadrado de 64 bolas, tirando 15 bolas, restam 49 bolas.
Exemplo 8
Quantas bolas deve ter uma quadrado, a fim de que sejam tiradas 99 bolas e com as restantes seja possível fazer um quadrado?Resolução: Devemos encontrar x e y tais que: 99=x2−y2.
Os divisores de 99, tais que 1≤k2<99, são 1, 3 e 9. Logo, k=1, 3 e 9.
Para k=1:
x=99+122⋅1=50ey=50−1=49
Assim:
99=502−492ou2500−99=2401
Para k=3:
x=99+322⋅3=18ey=18−3=15
Assim:
99=182−152ou324−99=225
Para k=9:
x=99+922⋅9=10ey=10−9=1
Assim:
99=102−12ou100−99=1
O número 1 é um quadrado, mas não é possível formar um quadrado com apenas uma bola.
Resposta: Um quadrado com 2500 bolas, tirando 99 bolas restam, 2401 bolas; ou um quadrado de 324 bolas,retirando 99 bolas, restam 225 bolas.
Um terno pitagórico (a,b,c) também resolve o problema das bolas, haja vista que se a2+b2=c2, então, c2−a2=b2 ou c2−b2=a2.
Exemplo 9
Se o terno pitagórico for (a,b,c)=(5,12,13), então: 132=52+122.Como 132−52=122 e 132−122=52, logo, um quadrado com 169 bolas, retirando-se 25 bolas, ficam 144 bolas; ou um quadrado com 169 bolas, retirando-se 144 bolas, ficam 25 bolas.
* Este artigo foi cedido gentilmente por Sebastião Vieira do Nascimento (Sebá). Professor Titular (por concurso) aposentado da UFCG – PB, além de colaborador deste blog. Foram feitas algumas alterações do manuscrito original para melhor exposição.
Veja mais:
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A demonstração do Teorema de Sebá 1 tem alguns erros de digitação (nas três primeiras equações destacadas); para concertá-los basta fazer como na demonstração do Teorema de Sebá 2, com I no lugar de P.
ResponderExcluirObrigado pela leitura atenta e por reportar o erro. Corrigido.
ExcluirUm abraço!